Crónicas del Golpe, de Felipe Pena

 

Bilingual 

El golpe de estado en Brasil. Debate con el escritor Felipe Pena, que presenta su nuevo libro, Crónicas del Golpe

O livro "Crônicas do Golpe" é um ótimo resumo do que aconteceu no Brasil no último ano. Escritor, jornalista, roteirista, professor universitário e comentarista político, o perfil de Felipe Pena é muito adequado para enxergar as diversas faces que a história recente assumiu. A leitura é fluida, já que os textos são compostos conforme a exigência de cada situação. Um juiz bastante parcial se torna árbitro de futebol. Um político de rosto tenebroso e talento poético duvidoso – a rima aqui combina com a figura – é narrado com o patetismo que lhe caracteriza.

Múltiplo por definição, o gênero da crônica serve para abarcar toda essa multiplicidade. Mas não foi só por isso que, hábil com as palavras, Felipe Pena o elegeu: aos poucos, os textos parecem conversar com o leitor, trocando ideias, dados e argumentos e sobretudo mostrando o perigo que o golpe trouxe para o nosso dia a dia. O autor deixa claro que a ameaça é concreta.

Crônicas do golpe demonstra que o fato de uma presidenta da república, eleita democraticamente, ser retirada do poder por um Congresso Nacional encharcado de acusações de corrupção e sem que nenhum crime de responsabilidade conseguisse ser demonstrado, atinge a vida de todos nós. A confiança nas instituições fica abalada, a crença na democracia se debilitada e, por fim, ficamos nas mãos de homens dispostos a qualquer coisa pelo poder. Gente assim é capaz de fazer reformas que tornam os pobres mais pobres, os ricos mais ricos e a vida muito mais dura para quem não nasceu cheio de privilégios.

Felipe Pena avisou nas suas crônicas. É exatamente o que está acontecendo agora.

Ricardo Lísias - escritor

 

 

 

Event date: 

Friday, November 3, 2017 - 6:00pm to 7:00pm

Event address: